Início » O que a Bíblia diz sobre o poder da oração?

O que a Bíblia diz sobre o poder da oração?

by Filhos de Deus
0 comment

Por que devemos orar a um Deus onisciente, amoroso e onipotente?


Se ele sabe do que precisamos e é todo-amoroso e poderoso, por que precisamos perguntar a ele?

Jim Denison:  Essa é uma pergunta que me perguntam muito ao longo dos anos. É uma pergunta que eu fiz ao longo dos anos porque a pergunta realmente é, eu acho, absolutamente lógica, certo? Quer dizer, a Bíblia diz que Deus é onisciente. Ele conhece o passado, o presente e o futuro. Então ele sabe o que você vai pedir antes de você perguntar, Jesus disse. Ele certamente conhece sua necessidade antes que você pergunte. E então você não está orando para informar a Deus sobre nada, você não está dizendo a ele algo que ele não sabe.

Ele é todo amoroso. E então você certamente não está orando para convencê-lo a fazer algo certo que ele não faria de outra forma. Não é como se você tivesse que persuadir Deus a fazer a coisa certa, mesmo que pudesse. E ele é todo poderoso e, portanto, não é como se sua oração o obrigasse a fazer algo. Você não será capaz de obrigá-lo a fazer o que você deseja que ele faça só porque orou, só porque pediu.

E então, se for esse o caso, então por que orar? Se Deus já conhece as suas necessidades, se ele é amoroso e poderoso o suficiente para fazer sempre a coisa certa, então por que é que nós, de fato, precisamos orar?

banner

Então, alguns anos atrás, eu estava trabalhando em um livro intitulado  Wrestling with God , onde estava lidando com algumas das questões intelectuais mais difíceis que eu conhecia de qualquer maneira. Eu queria gastar algum tempo com isso. Então, eu estava falando em um centro de conferências no Tennessee, um lugar lindo, um lindo cenário. Eu estive lá fora durante a semana, fui uma espécie de pastor do campus durante a semana. E na segunda-feira daquela semana, eu estava jogando tênis e tirei um tendão. Foi a única vez que fiz isso. Foi uma atração tão grande que mal consegui me controlar pelo resto da semana. E então eu passei grande parte da semana na varanda, o tipo de varanda com tela que eles tinham lá na cabana do ministro, e isso me deu a chance de pensar sobre algumas questões realmente difíceis, muitas das quais eu mudei para este livro como mencionei, que eu estava escrevendo.

E enquanto eu estava focando naquela questão específica, sentado naquela varanda com tela da cabana daquele ministro naquele centro de retiro no Tennessee, o pensamento me ocorreu: você sabe, quando eu oro, estou falando com Deus. É quando estou me conectando com Deus. A oração me posiciona para experimentar o que a graça de Deus já quer dar.

E isso me trouxe de volta a Richard Foster. Trinta anos antes. O livro maravilhoso de Richard Foster,  Celebration of Discipline , afirma que todas as disciplinas espirituais, sejam elas oração, estudo da Bíblia, adoração, jejum, solidão, meditação, essas várias disciplinas, não merecem o favor de Deus. Eles não falam com Deus para nos dar algo que ele não queria dar. Eles nos aproximam o suficiente de Deus para que possamos receber o que sua graça quer dar.

Bem, é isso que as disciplinas espirituais fazem. E oração, especialmente. Você precisa estar perto o suficiente de um dispositivo para ouvir essa conversa agora. Você tem que estar perto o suficiente de um culto para ouvir o que está acontecendo no culto. E assim é com a oração. A primeira resposta à pergunta é que a oração nos posiciona para receber o que a graça quer dar.

Mas isso leva a uma segunda resposta também.

No livro de Romanos, foi dito em  Romanos 8:29 , que  Deus quer nos tornar mais semelhantes a Cristo , que seu propósito é que sejamos transformados, ou moldados, conformados à imagem de Jesus. E isso é muito o que o Espírito Santo está fazendo em nossas vidas. Essa é toda a doutrina da santificação, de ser feito santo.

Bem, quando oramos, o Espírito Santo pode nos santificar, nos moldar, nos moldar de maneiras que ele não pode se não estivermos orando. Se você pensa em um carpinteiro que tem que colocar as mãos na madeira para lixá-la ou modelá-la, para pintá-la, para envernizá-la. Bem, pense na oração como uma forma de Deus colocar as mãos sobre você.

No momento, estamos falando sobre Deus, mas se estivéssemos orando, estaríamos falando com Deus. E é nesse ato de falar com Deus que o Espírito Santo é capaz de nos moldar e nos moldar e nos tornar mais semelhantes a Jesus. Portanto, esta é a segunda razão pela qual oramos.

E isso leva a uma terceira razão:  quando oramos, Deus nos capacita a fazer o que seu propósito para nós pretende que façamos.

Então você pensa em Mateus capítulo 9, no final do capítulo, onde Jesus convida seus discípulos a orar para que o Senhor da messe envie trabalhadores para a messe. E então, no capítulo 10, eles se tornam trabalhadores na colheita. Depois de orarem, o Senhor os equipou, capacitou, encorajou e moldou de forma que pudessem ser a resposta às suas orações.

Bem, quando oramos, Deus freqüentemente faz isso. Ele freqüentemente nos dá a resposta às nossas orações. Se estivermos orando por pessoas perdidas, Deus freqüentemente colocará uma pessoa perdida em nosso coração para que possamos estender a mão com as boas novas do amor de Deus. Se orarmos por pessoas feridas, Deus freqüentemente trará pessoas feridas em nosso caminho ou nos moverá na direção de alguém que tem uma necessidade que podemos atender.

E então, quando oramos, novamente, não estamos dizendo a Deus o que ele não sabe, não estamos convencendo-o de nada ou forçando-o a fazer algo. Estamos nos posicionando para receber o que a graça deseja dar. Estamos sendo moldados para ser mais parecidos com Jesus. E estamos sendo capacitados para fazer a diferença no mundo, para a glória de Deus.

Elkins:  Jim, isso realmente me ajuda a entender melhor que a oração me coloca em posição de receber o que Deus já deseja dar. Jim, há dois bilhões de nós que afirmam ser cristãos neste mundo. E embora eu conheça a onisciência de Deus – ele pode ouvir todas essas orações de uma vez – ainda parece muito difícil para mim entender como isso realmente acontece. Como isso poderia ser verdade?

Como Deus nos ouve quando oramos?

Denison:  Sabe, essa é uma pergunta excelente, Chris. Lembro-me de quando minha esposa e eu éramos noivos há mais de quarenta anos. Uma das coisas que você faz em um momento como esse é ir a essas festas de casamento, e é maravilhoso estar lá, ver esses amigos maravilhosos que estão encorajando e afirmando, e eles te dão presentes e tudo mais.

Mas em alguns desses eventos, eu estaria nesses lugares, e todos estaríamos meio que sentados em uma cadeira, e todos estariam falando ao mesmo tempo. E eu não consegui acompanhar a conversa de jeito nenhum. Eu não tinha ideia do que estava acontecendo. Minha agora esposa, Janet, poderia acompanhar tudo isso. Quando terminasse, ela poderia contar a você o que todo mundo havia dito, mas eu estava absolutamente perdido nisso. Não consigo entender duas pessoas se estiverem falando ao mesmo tempo. Então, como o Senhor pode entender dois bilhões de pessoas falando ao mesmo tempo?

Sabemos que ele é onisciente. Sabemos que ele é onipotente. Achamos que deve ser algo que ele pode fazer porque ele é Deus e nós não. E em certo sentido, isso é verdade. Mas há outro fator, eu acho aqui, que realmente é importante para entender o poder da oração.

Deus não está limitado pelo tempo. CS Lewis diz que você pode pensar no tempo como uma linha em uma página; Deus é a página. Estamos limitados pelo contínuo espaço-tempo, como dizem os cientistas. Portanto, experimentamos o mundo como um tipo de coisa linear, com passado, presente e futuro, e este momento é o único que existe. Isso é tudo que existe de realidade.

Bem, Deus não está limitado por nada disso. Ele criou o tempo e o transcende. E um dia, o tempo não existirá mais, como diz a Bíblia. E Deus não vive neste continuum de tempo em que estamos. E o que isso significa é que Deus tem toda a eternidade para ouvir sua próxima oração. Ele não está limitado pelo tempo como nós. E então ele literalmente tem toda a eternidade para falar com você, para ouvi-lo, para moldá-lo, para moldá-lo, para capacitá-lo, para dar-lhe o que sua graça pretende dar a você. Ele tem todo esse tempo para você.

Tudo de Deus que existe, está neste momento. Embora a consequência seja: porque Deus não está limitado pelo tempo, ele tem toda a eternidade para sua próxima oração. Ele está lá para sempre ouvir você. Ele está sempre esperando por você. Ele está lá para sempre desejar e desejar uma conexão íntima e pessoal com você, como Maria sentada aos pés de Jesus.

A questão é: ele está esperando por você agora?

Deus te abençoê.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais