Início » Ministério ligado a igreja Presbiteriana vai lançar Bíblias para público LGBT com novas teologias

Ministério ligado a igreja Presbiteriana vai lançar Bíblias para público LGBT com novas teologias

by Filhos de Deus
0 comment

Um ministério ligado à Igreja Presbiteriana (EUA) está querendo arruinar a Bíblia para celebrar o orgulho LGBT neste verão. 

O projeto da PCUSA: Um Jornal Interativo de Justiça Social Cristã está dando início à nova série com um estudo de 16 partes do Evangelho de Marcos que será exibido até 22 de julho. 

O Reverendo. Lee Catoe, editor do projeto, disse ao Presbyterian News Service que o estudo analisa o Evangelho como uma forma de “aprender sobre como experimentamos Deus como pessoas diferentes, e como experimentamos as Escrituras como pessoas queer”.

“Mark tem algumas histórias muito interessantes que falam sobre inclusão e o que isso significa, que tem histórias em que Jesus está encontrando pessoas que têm experiências diferentes, pessoas marginalizadas, e então acho que fala muito da experiência LGBT, agora, “, disse Catoe.

banner

De acordo com Catoe e, a inspiração para “Queering the Bible” veio de um desejo de ir além das bandeiras do arco-íris e camisetas durante o ritual do orgulho LGBT e desafiar a PCUSA a “ir mais fundo em nosso acolhimento de pessoas queer”.

Ele disse que o Evangelho de Marcos era uma introdução perfeita para a série por causa de sua extensão.

O estudo “Queering” Marcos do Rev. Benjamin Perry, por exemplo, compara a experiência de João Batista com a de indivíduos LGBT.

“As pessoas LGBTQIA+ vivem há muito tempo como John, mantendo em nossas vozes e corpos um amor que transcende as formas como a cultura tenta confiná-lo – clamando no deserto sobre o que não apenas nos libertará, mas o que libertará todas as pessoas”, escreve Perry. .

Na conversa com o Presbyterian News Service, Catoe sugeriu que a hermenêutica bíblica tradicional contribuiu para que Marcos e outros textos fossem “interpretados de maneiras muito insalubres”, especificamente por causa da base teológica de “homens brancos heterossexuais”.

“Muitas vezes, quando estamos olhando para as Escrituras, historicamente, foram muitos homens brancos heterossexuais que interpretaram as Escrituras e depois criaram teologias”, disse ele. “Então, quando estamos falando sobre queer na Bíblia, nós realmente queremos ter a voz de pessoas queer, pessoas trans, que leem as Escrituras, olham para as Escrituras e interpretam as Escrituras através dessa lente”.

Ele acrescentou que “Queering the Bible” se concentra em “ir contra todas as formas heteronormativas que as Escrituras foram interpretadas e criar algumas novas teologias que podemos usar”.

“Cristo se propõe a ouvir e seguir, morrendo para si mesmo. Este projeto busca apropriar-se e curvar a Bíblia para a auto-justificação”, disse Tooley, um leigo metodista. “Ironicamente, ninguém achará verdadeiramente gratificante. O Evangelho oferece palavras de verdadeira vida.”

À medida que o PC (EUA) avança com uma postura teológica mais progressiva, a denominação continua a perder membros.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais