Início » “A dor pode cegar os cristãos”, diz pastor que chegou a perder sua fé após a morte trágica do Pai

“A dor pode cegar os cristãos”, diz pastor que chegou a perder sua fé após a morte trágica do Pai

by Filhos de Deus
0 comment

O pastor Michael Phillips da Fundação TD Jakes pregou na megaigreja Jakes’ Potter’s House em Dallas para compartilhar sua jornada de fé e por que ele se afastou de Deus após a perda repentina de seu pai. Phillips disse ao público que a dor muitas vezes pode cegar as criações de Deus. 

Como um menino crescendo em Baltimore, Maryland, Phillips disse durante o 23 de janeiro sermão de 23 de janeiro que seu pai trabalhava como pastor em tempo integral e motorista de caminhão em tempo parcial. Seu pai costumava levá-lo ao topo de seu caminhão de 18 rodas para piqueniques e o ensinava a admirar a criação de Deus, o vasto universo e as “incontáveis” estrelas no céu. 

O pai de Phillips disse a ele que, se chegasse um momento em sua vida em que ele se sentisse preso ou como se não conseguisse passar por alguma provação, ele deveria “olhar para cima”. 

“Ele me dizia isso porque depois dizia: ‘Porque você não sabe que já foi trazido de longe’”, disse Phillips. “Quando eu era criança, eu realmente não entendia isso. Eu apenas balançava a cabeça e acenava.”

banner

Por que olhar para cima?

Mas quando ele tinha cerca de 11 anos, ele estava em uma viagem para Nova York com seu pai. Durante esta viagem, ele questionou o que seu pai quis dizer com “você já foi trazido de um longo caminho”.

“E foi aí que [meu pai] começou a sorrir e me disse: ‘Você tem que entender que está se mudando agora e nem sabe’”, disse Phillips. 

Com um sorriso, Phillips se lembrou de seu pai dizendo que ele já estava se movendo porque a Terra está girando em torno de seu eixo a uma velocidade de 1.600 quilômetros por hora.

A cada 24 horas, disse seu pai, a Terra faz uma rotação em torno do sol. Isso significa que quando ele deita a cabeça à noite e acorda no dia seguinte, o sol está alto porque o eixo de rotação da Terra já deu uma volta. 

“Preciso que alguém entenda nesta sala que Deus já colocou as coisas em movimento a ponto de não poder ser alterado, não pode ser alterado, não pode ser desfeito”, disse Phillips, que trabalha como diretor de engajamento e cumprimento da Fundação TD Jakes. “Você não está apenas se movendo em uma velocidade rápida. … O sol vai nascer de manhã.” 

“O dia de amanhã pode ser melhor”

De maneira semelhante ao que seu pai lhe explicou uma vez, Phillips compartilhou que o que quer que possa estar fazendo os cristãos se sentirem presos não tem o poder ou a atração gravitacional para mantê-los onde estão porque “Deus já colocou as coisas em movimento”.

“Enquanto você estava acordada ontem à noite se preocupando com suas contas e se preocupando com sua filhinha e se preocupando com seu marido e se preocupando com sua casa, você estava se mudando e [você] nem percebeu”, disse Phillips no início do sermão. . “Enquanto você estava de joelhos orando a Deus, falando com Ele sobre uma situação, um problema ou uma situação, você já estava se movendo e nem percebeu que estava acontecendo.” 

“Encarcerado, mas você está se mudando; endividado, mas você está se mudando; sofrendo de ansiedade, mas você está se movendo; com dor, mas você está se movendo e nem percebe”, acrescentou. 

Phillips se lembra de uma vez que seu pai o levou ao banheiro e pediu que ele se olhasse no espelho. Seu pai disse a ele: “’Por mais maravilhosos e esplêndidos que sejam os céus e a terra, não é nada comparado ao que você está vendo’”. 

“Deixe-me dizer isso para você em termos bíblicos: ‘Estou com medo e fui feito maravilhosamente’. O Senhor ‘teclou você no ventre de sua mãe’”, disse Phillips. “Então, quando eu me vejo, eu tenho que vê-Lo. … Toda vez que me olho no espelho, sim, estou olhando um milagre. Mas, estou olhando para a obra maravilhosa de Deus.”

“Nós somos ‘obras de Suas mãos, Sua feitura’ que foi criado para fazer boas obras. Você está olhando para algo incrível, mas por que não vemos isso?” acrescentou Phillips. 

Phillips disse que as pessoas tendem a permitir que sua dor não seja tratada, e a dor “bloqueia a precisão do que Deus criou”. O pastor alertou que essas pessoas ficam cegas para a noção de que amanhã pode trazer menos dor.

Phillips entende a situação que as pessoas enfrentam com a dor da perda porque seu pai morreu quando ele tinha 12 anos. Em 1986, o pai de Phillip sofreu um derrame e um ataque cardíaco, levando-o a entrar em coma. Ele morreu semanas depois.

“Meu pai de repente, tragicamente, morreu. E toda a minha orientação da Palavra de Deus foi completamente interrompida. Tudo o que eu pensava sobre Deus mudou”, lembrou.

“Toda vez que ouvia: ‘Deus era bom’, desconfiava de Sua bondade. Toda vez que alguém dizia: ‘Deus é justo’, eu suspeitava de Sua justiça. Toda vez que alguém me falava sobre uma característica ou atributo de Deus que Ele é onipotente, onisciente, que Ele é todo-poderoso, onisciente e onisciente, eu desconfiava porque [meu] pai se foi”, contou Phillips.

Após a morte e o funeral de seu pai, Phillips se lembra de ter questionado Deus: “’Como você pôde fazer isso comigo?’”  

“A dor entrou na minha vida neste momento, e eu não conseguia mais ver as estrelas. Eu não podia mais ver os céus. Eu não podia mais ver o reflexo de Sua criação no espelho. Tudo o que eu podia ver era dor”, disse ele. 

“Oculto pela perda, obscurecido pela devastação, obscurecido pela tragédia, e eu não tinha como reconhecer isso a ninguém porque era muito jovem. E, consequentemente, quando a tragédia não é reconhecida, também não é interrompida”, acrescentou.

No funeral de seu pai, o pregador citou Jó 1:21: “o Senhor dá e o Senhor tira”.

“Quando você vivencia um evento traumático, ninguém pode reconhecê-lo e você não tem uma linguagem para isso. As coisas traumáticas da vida que vêm, as tragédias da vida aparentemente não podem ser interrompidas. E era isso que eu estava enfrentando e aquele funeral. Foi o maior golpe na minha psique – mais do que a morte do meu pai”, contou Phillips. 

E eu disse a mim mesmo: ‘Se esse é o tipo de Deus que Ele é, não quero nada com esse tipo de Deus. E eu desliguei completamente Deus do meu coração”, continuou Phillips. 

“Eu não queria conhecê-Lo. Eu não queria senti-Lo. Eu não queria Sua presença em minha vida. Por causa da perda que sofri.”

Phillips disse que muitas pessoas enfrentam perdas na vida que lhes dão a percepção “errada” de quem Deus realmente é.

Quando uma perda acontece, outras perdas geralmente seguem e deixam as pessoas com perguntas sem resposta, de acordo com Phillips. 

“Você senta aqui vivendo uma vida tranquila de desespero sabendo em seu coração; ‘Deus, e quanto a isso? E Deus, por que isso aconteceu lá? E, finalmente, o que estamos perguntando é: ‘Que tipo de Deus você é?’ O que estamos pedindo a Deus é simples: ‘Deus, que tipo de Deus você é?’” Phillips explicou.

Phillips disse que muitos crentes experimentaram o que descrevem como a “bondade de Deus”. 

“Você sabe que Ele ‘nunca o deixará ou o abandonará’. Ele estará com você ‘até o fim dos tempos’”, disse Phillips. 

“Você sabe algumas coisas sobre Deus em retrospectiva, mas eu não tive esse luxo. Eu ainda não tinha as experiências que tenho neste exato momento.”

Todo mundo sofre perdas, disse Phillips, mas os cristãos devem refletir sobre os atributos positivos de Deus para obter uma percepção completa de quem Deus é. 

“Acho que fazemos um desserviço a nós mesmos, muitas vezes, quando vamos a Deus apenas em retrospectiva, sem a percepção completa e total e o ângulo do que Ele está tentando fazer”, disse ele.

Às vezes, os cristãos tratam sua dor com relacionamentos ou coisas fora de Deus porque podem pensar que Deus não tem a resposta. E Phillips disse que, se a dor não for tratada, ela não pode ser transformada.  

“É humano bloquear o sofrimento e a dor”, disse Phillips. “[Ninguém] quer isso. … Mas a dor não pode ser curada até que seja ouvida. (…) A raiva é mais fácil de lidar do que a tristeza porque a raiva me permite omitir minha dor para outra pessoa e projetá-la em outro lugar para que eu não tenha que lidar com ela.” 

“Se você não transformar, sempre transmitirá, e o problema com esse tipo de transmissão é que ela se espalha rapidamente, mais rápido que o omicron”, acrescentou. 

A dor pode ser transferida geracionalmente, de acordo com Phillips. 

“Não fica só com você. Ele passa pelo seu DNA e confina seus parentes até a quarta geração, onde eles têm uma equipe de design sem experiência; onde eles têm medo de uma experiência que nunca tiveram”, disse ele. “Porque seus filhos foram criados com base em sua situação passada.” 

O pastor disse que o inimigo quer que os cristãos se sintam presos. Mas Deus colocou cada pessoa em um dia que nunca para de se mover. 

“Tão certo quanto você abrir os olhos amanhã, você entrou em outro período. Quando você acordou esta manhã, você não percebeu que acordou para outro período. … Isso significa que você tem outra chance. Isso significa que você tem mais 24 horas”, ele pregou. “Isso significa que o que aconteceu ontem está preso no ontem. Deus projetou isso para que a dor tivesse uma barreira para não chegar até você no seu amanhã. Mas, realmente depende de você.”

Há algumas coisas que os cristãos não podem deixar de acontecer, como a dor e a resposta inevitável: o choro.

“Deus já colocou você em movimento. … Para lidar com a dor … você tem que entrar em modo de choro”, disse Phillips. “Baby, você tem que chorar isso. … Tire tudo isso do seu sistema. Se você não passar pelo modo de choro, tentará consertar a situação e controlar as circunstâncias e repreender o sofrimento.”

“Você tem que aprender a usar o que está passando como impulso para ir para a próxima dimensão”, disse ele enquanto a multidão explodia em aplausos.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais