Início » Novo estudo mostra que o cristianismo se espalha melhor em lugares improváveis

Novo estudo mostra que o cristianismo se espalha melhor em lugares improváveis

by Filhos de Deus
0 comment

Os discípulos ficaram perplexos quando, 40 dias após a ressurreição de Jesus, Ele ascendeu ao céu sem restaurar o reino terreno de Israel, uma vitória política que eles tinham certeza que era iminente.

Em vez disso, Jesus os deixou com uma missão: “Quando o Espírito Santo descer sobre vós, recebereis poder e sereis minhas testemunhas em Jerusalém e em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra” ( Atos 1: 8 )

Os discípulos – agora líderes da igreja cristã primitiva – relutavam em se aventurar muito longe. Só depois que Estevão foi martirizado e os cristãos comuns começaram a enfrentar intensa perseguição, eles se espalharam para fora de Jerusalém, como Jesus havia ordenado, e o Evangelho começou a se espalhar pelo mundo ( Atos 8 ).

A Escritura revelou que o Evangelho floresce em circunstâncias improváveis.

banner

Um novo estudo revisado por pares  publicado no mês passado  na revista acadêmica Sociologia da Religião parece sugerir que o fenômeno está tão presente hoje.

As descobertas do estudo,  descritas no Christianity Today  pelos autores Nilay Saiya e Stuti Manchanda, desafiam a sabedoria convencional. Em lugares onde os cristãos contam com o apoio oficial dos governos nacionais, a fé religiosa tende a declinar. Por outro lado, o cristianismo se espalha com mais sucesso em países com compromissos legais com o pluralismo religioso e em lugares que ativamente discriminam e perseguem os crentes.

Estes são os países com as populações cristãs de crescimento mais rápido (os estados com pouco / nenhum apoio oficial à fé estão em negrito): Tanzânia,  Malaui , Zâmbia,  Uganda ,  Ruanda ,  Madagascar ,  Libéria , Quênia,  República Democrática do Congo e  Angola .

E aqui estão os países com as populações cristãs em declínio mais rápido (os estados com apoio oficial moderado / alto à fé estão em negrito):  República Tcheca ,  Bulgária ,  Letônia ,  Estônia , Albânia,  Moldávia ,  Sérvia ,  Alemanha ,  Lituânia e  Hungria .

A Hungria, por exemplo, é uma nação oficialmente cristã. Mesmo assim, a fé  está diminuindo : embora a maioria dos húngaros se identifique como católica, apenas 12% freqüentam regularmente os serviços religiosos e apenas 14% descrevem a religião como “muito importante” em suas vidas.

É importante notar,  como o autor Rod Dreher fez , o governo do primeiro-ministro Victor Orban em Budapeste está muito alinhado com as visões cristãs politicamente conservadoras. Como tal, o país aprovou legislação para esse fim.

No entanto, Saiya e Manchanda argumentam que, em sociedades pluralistas, onde as ideologias religiosas coexistem e devem competir, por falta de uma palavra melhor, o cristianismo – desvinculado da política – freqüentemente floresce. Paradoxalmente, eles descobriram, “o favoritismo estatal da religião inadvertidamente a suprime”.

Isso talvez se deva ao fato de que os países que são “oficialmente cristãos” e até mesmo nos Estados Unidos, até certo ponto, o cristianismo pode se tornar menos sobre uma relação de convicção com Jesus e, em vez disso, se transformar em apenas um aspecto da identidade nacional mais ampla de um cidadão, resultando na fé sendo menos sobre crenças pessoais e mais sobre tradição cultural.

Por outro lado, a fé cristã se expandiu mais nos países asiáticos, onde não há fé “oficial” e o pluralismo foi adotado:

Em contraste com a Europa, o cristianismo nos países asiáticos não tem estado em posição de receber tratamento preferencial do Estado, e essa realidade resultou em taxas de crescimento cristãs impressionantes. A fé cristã tem realmente se beneficiado por não estar institucionalmente ligada ao Estado, alimentando seu crescimento e vitalidade.

Considere o caso da Coréia do Sul, que no decorrer de um século deixou de ser um país sem cristianismo para se tornar um de seus maiores exportadores. Atualmente é o segundo maior emissor de missionários, atrás apenas dos Estados Unidos.

Este exemplo ilustra bem o paradoxo do pluralismo. Como a Coreia do Sul não é um país cristão, o cristianismo não tem nenhuma relação especial com o estado. Na verdade, o cristianismo na Coréia sofreu a perseguição brutal do domínio colonial japonês, durante a qual as igrejas foram fechadas à força e suas propriedades confiscadas. Na verdade, a igreja persistiu durante a pobreza, guerra, ditadura e crises nacionais ao longo da história coreana.

Desde a Segunda Guerra Mundial, o cristianismo coreano cresceu exponencialmente, com dezenas de milhares de igrejas sendo construídas e seminários produzindo milhares de graduados todos os anos. Hoje, cerca de um terço do país é cristão.

O cristianismo também parece florescer – como aconteceu com os primeiros líderes da igreja em Atos – em lugares onde os crentes enfrentam discriminação e perseguição.

A fé daqueles que enfrentam perseguição por suas convicções costuma ser cada vez mais profunda porque os riscos são inerentemente mais altos quando não é do interesse cultural de alguém abraçar tais crenças.

A Open Doors USA, uma organização de defesa que acompanha a perseguição aos cristãos em todo o mundo, classifica o Irã como o  oitavo pior lugar no mundo  para os crentes. Apesar de enfrentar perseguição “extrema” – onde o governo proibiu a conversão do Islã, aprisiona aqueles que evangelizam e prende pessoas por freqüentarem igrejas domésticas secretas ou compartilharem literatura cristã – acredita-se que pode haver  pelo menos um milhão de cristãos  no país islâmico.

Acredita-se que um fenômeno semelhante esteja ocorrendo no Afeganistão, que o Portas Abertas lista como o  segundo pior lugar  para ser um cristão. Há apenas um pequeno número de crentes no país, onde é ilegal se converter do Islã, e aqueles que o fazem enfrentam certa prisão, violência e, potencialmente, até a morte. Rula Ghani, a primeira-dama do Afeganistão, é uma cristã maronita do Líbano.

Fora do Oriente Médio, o maior grupo de crentes perseguidos do mundo é encontrado na China, onde o governo comunista continuamente discrimina e prejudica os cristãos.

Para desgosto do presidente Xi Jinping, o cristianismo protestante  continuou a crescer exponencialmente  na China, onde o governo estima que cerca de 200 milhões de seus 1,5 bilhão de cidadãos são crentes.

Fenggang Yang, sociólogo religioso da Purdue University,  disse em 2019  que acredita que mais cristãos protestantes viverão na China até 2030 do que em qualquer outro país do mundo.

“Quando os comunistas assumiram o poder em 1949, havia um milhão de protestantes vivendo na China, em comparação com 58 milhões em 2010 e provavelmente cerca de 100 milhões em 2019”, disse ele. “Apesar dos esforços do governo para suprimir, não acho que isso vá impedir o crescimento do cristianismo na China. Todas as evidências que coletei mostram que é inegável; já está acontecendo. ”

Se esses números revelam algo aos cristãos, é que os crentes devem colocar sua confiança não na sabedoria convencional, mas na obra freqüentemente paradoxal do Espírito Santo.

O filósofo russo Fyodor Dostoiévski  uma vez lamentou  a crença profundamente equivocada de muitos cristãos “de que Cristo não pode reinar sem um reino terreno”.

Seria loucura para o cristão passar a vida construindo um reino impenetrável na terra. Sabemos pelas Escrituras que tal esforço seria em vão. O Salmo 46  diz: “As nações se enfurecem, os reinos vacilam; ele pronuncia sua voz e a terra se derrete. O Senhor dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é a nossa fortaleza ”. E, em  Mateus 24 , Jesus disse aos Seus discípulos que somente a Sua autoridade resistirá ao teste do tempo: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão”.

Em  Mateus 6 , Jesus advertiu Seus seguidores contra o armazenamento de tesouros na terra, “onde a traça e a ferrugem destroem e onde os ladrões arrombam e roubam”. Em vez disso, Ele disse a eles para investir no Reino eterno de Deus.

Nossa esperança final, redenção e restauração não vem na proteção do estado, o que nunca é certo, mas por meio da salvação em Jesus, com quem somos herdeiros de um Reino que opera fora do espaço e do tempo deste mundo temporal.

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia mais